Home / Notícias / EUA dão primeiros sinais de avanço para encerrar paralisação do governo, que já dura 34 dias

EUA dão primeiros sinais de avanço para encerrar paralisação do governo, que já dura 34 dias

Após 34 dias de paralisação e prestes a se tornar o mais longo da história americana, o shutdown do governo dos Estados Unidos começou a dar os primeiros sinais de avanço rumo ao fim. Na segunda-feira (3), líderes republicanos e democratas do Senado demonstraram otimismo sobre uma possível saída para o impasse. As informações são da Reuters e do InfoMoney.

O bloqueio orçamentário — resultado de um conflito político entre o Congresso e a base do ex-presidente Donald Trump — já provocou o fechamento de diversos programas federais, afetando o pagamento de soldados, a assistência a famílias de baixa renda e até operações aeroportuárias.

O novo ano fiscal começou em 1º de outubro, mas nenhuma lei orçamentária foi aprovada para garantir o financiamento do governo. Estima-se que o impasse envolva cerca de US$ 1,7 trilhão em gastos discricionários, o equivalente a um terço do orçamento anual dos EUA.

Apesar do cenário crítico, o líder da maioria no Senado, o republicano John Thune, afirmou estar “otimista” quanto a um acordo. “Com base na minha intuição de como essas coisas funcionam, acho que estamos chegando perto de uma saída”, declarou.

O sentimento foi compartilhado pelo democrata Dick Durbin, de Illinois, que disse: “Também sinto isso”.

Os democratas, principais opositores de Trump em Washington, defendem que qualquer acordo de financiamento inclua a extensão de um subsídio de seguro-saúde que está prestes a expirar.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *