O Campeonato Brasileiro de 2026 começa nesta quarta-feira (28) com oito partidas e uma mudança importante fora das quatro linhas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma nova regra que estabelece um teto para o valor dos ingressos destinados às torcidas visitantes.
De acordo com o Manual de Competições da CBF, o ingresso para o setor visitante deverá custar, no máximo, o dobro do valor mais barato praticado para a torcida mandante, sem considerar o preço da meia-entrada.
A medida tem como objetivo evitar cobranças excessivas e padronizar os valores praticados nos estádios ao longo do Campeonato Brasileiro, garantindo maior equilíbrio no tratamento às torcidas que acompanham seus clubes fora de casa.
Segundo a entidade, a mudança corrige brechas existentes na legislação anterior.
“Antes, por norma prevista no Estatuto do Torcedor (revogado) e no Regulamento Geral de Competições (RGC), o ingresso deveria ter valor semelhante ao setor equivalente do estádio. Isso gerava diferentes interpretações sobre o que seria um setor equivalente, permitindo cobranças exorbitantes para o visitante”, diz trecho do manual.
A CBF também destacou que a nova regra pode fortalecer os programas de sócio-torcedor.
“A medida busca permitir que cada clube estimule políticas de sócio-torcedor, assegurando a presença desses torcedores também fora de seu estado de origem. No entanto, fica proibida a comercialização desses ingressos pelo visitante por valor superior ao adquirido junto ao mandante”, explica a entidade.
A norma já passa a valer a partir da rodada de abertura do Brasileirão.










