O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, irão se reunir na próxima segunda-feira (18) na Casa Branca para tratar dos esforços para encerrar a guerra na Ucrânia. O encontro foi anunciado por Zelensky durante a madrugada deste sábado (16) e confirmado por Trump poucas horas depois.
A reunião acontece um dia após Trump se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca. O encontro terminou sem acordo de cessar-fogo, mas abriu espaço para novas negociações. Segundo os governos dos Estados Unidos e da Ucrânia, o objetivo da conversa na Casa Branca é definir os próximos passos na tentativa de pôr fim ao conflito iniciado em fevereiro de 2022.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Zelensky afirmou que apoia a proposta de Trump para uma reunião trilateral entre Ucrânia, Estados Unidos e Rússia. “Questões fundamentais podem e devem ser discutidas diretamente entre os líderes, e o formato trilateral é adequado para isso. Sou grato pelo convite”, declarou.
Até o momento, não há confirmação sobre a participação de líderes europeus ou do próprio Putin na reunião de segunda-feira. Na sexta (15), após se encontrar com o presidente russo, Trump conversou por telefone com Zelensky e com vários líderes europeus, entre eles o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente da França, Emmanuel Macron.










